A música faz parte do cotidiano de todas as pessoas, seja para se divertir, acalmar, se distrair, cumprindo diversos papéis no decorrer de todo o dia. É comum ouvirmos uma música e nos lembrarmos de momentos que ficaram marcados pela melodia. Um fato interessante é que esse poder de envolvimento não está presente apenas para os adolescentes e adultos, já que desde bebê a música tem um papel importante na vida.
A música é uma arte muito completa, e o contato de forma mais sistematizada com essa arte pode trazer inúmeros benefícios para a formação de uma pessoa. Além da teoria musical e do aprendizado específico de um instrumento, temos também a música enquanto recurso pedagógico.
Trabalhar a musicalização infantil é importante para sensibilizar a criança para os sons e, de maneira lúdica, trabalhar e ampliar a sua percepção.
Você sabe como a musicalização pode contribuir com o desenvolvimento do seu filho? O Afeto Musical listou dez benefícios que esse trabalho pedagógico pode trazer para os bebês e as crianças.
- O contato musical auxilia na memória;
- As sessões em grupo estimulam a convivência e as crianças aprendem a trabalhar em equipe;
- A criança desperta a sua criatividade nas sessões individuais e em grupo;
- Através das atividades propostas, a criança trabalha a confiança e a autoestima;
- As sessões também proporcionam o trabalho da autodisciplina e paciência;
- Crianças que são tímidas, com as sessões, podem melhorar a comunicação;
- A afetividade e solidariedade também são benefícios desse trabalho;
- O trabalho com os instrumentos musicais ajuda no desenvolvimento da coordenação motora;
- Com o incentivo das atividades propostas, as crianças têm facilidade no aprendizado da leitura e da escrita.
- A música ajuda no desenvolvimento emocional da criança. Ao ouvir e fazer música as crianças começam sentir e a pensar sobre as suas emoções.





